Tanto as crianças com deficiência como as suas comunidades iriam beneficiar caso a sociedade se focalizasse sobre o que tais crianças podem alcançar, e não o que elas não podem fazer, diz o Relatório Anual do UNICEF: Situação Mundial da Infância. Concentrando-se nas capacidades e potencialidades das crianças com deficiência, criam-se benefícios para a sociedade como um todo, diz o relatório acima citado.
“Quando você vê a deficiência antes de ver a criança, não é apenas errado para a criança, mas priva a sociedade de tudo o que a criança tem para oferecer”, disse o director executivo do UNICEF, Anthony Lake. “A sua perda é a perda da sociedade, o seu ganho é o ganho da sociedade.”
O relatório estabelece como as sociedades podem incluir as crianças com deficiência, porque quando elas desempenham um papel activo na sociedade, todos tiram benefícios. Por exemplo, a educação inclusiva amplia os horizontes de todas as crianças ao mesmo tempo que cria oportunidades para as crianças com deficiência realizarem os seus sonhos.
Mais esforços para apoiar a integração das crianças com deficiência ajudaria a combater a discriminação que as empurram mais para a marginalização na sociedade. Para muitas crianças com deficiência, a exclusão começa nos primeiros dias de vida, com o seu nascimento não registado. Na falta de reconhecimento oficial, elas são excluídas dos serviços sociais e protecção legal que são cruciais para a sua sobrevivência e crescimento.